SEMINÁRIO DE HERESIOLOGIA
I - Conceito de Deus
O conceito de Deus consiste em ideia metafísica abstrata que é a natureza abstrata, sobre o ente, a sua existência e a sua maneira de ser e existir. Temos o conceito metafísico, o abstrato sobre o “ bem supremo” ou a “verdade absoluta nas religiões que podem ser similares porém suas representações simbólicas variam segundo as relações de interpretação com o cosmo em suas concepções. (FAESP)
Assim também os mitos procuram explicar os fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem . A forma da expressão de suas concepções se manifestam através dos rituais em suas cerimonias, danças, sacrifícios e orações.
Alguns autores vão abordar sob esta perspectiva, o conceito do “bem supremo” como mito . Segundo Terra 1999, o mito é uma personalização da natureza e o primeiro mito é o mito solar. O autor faz-se referência a Deva, o deus brilhante que era o único deus criado pelos indo-europeus, posteriormente foi personificado em diversos fenômenos da natureza onde foram criados os deuses e demônios.
Logo o divino, salienta TERRA 1999, nos povos indo-europeus aparece sob o aspecto funcional em três níveis diferentes, sendo o primeiro sob a função soberania, o segundo, da função da força física e o terceiro, sob a função da fecundidade ( produção agrícola). Neste sentido, o autor exemplifica: na India, o Vedica, textos mais antigos da India, o divino se hierarquiza funcionalmente. Temos na função de soberania, a deusa Mitra-Varuna, na função de força (guerra), Indra, e na função de fecundidade, os Nasahaya tou Ashvim.
Ainda neste estudo TERRA 1999, destaca no Irã, os deuses primeiramente antes da implantação da Zarutrustra: 1) função soberana, Mitra-Ahura. 2) função guerreira Vayu e Indra, 3) função fecundidade: Anahira (deus mãe) e os Nahaitya.
A Zarutrustra é uma das mais antigas religões da humanidade. Fundada pelo profeta persa Zarathustra ou Zoroastro, na Pérsia, hoje Irã. Seus princípios são baseados na concepção dualista do bem e do mal. O caminho do bem, pela virtude da bondade alcançarão a ressurreição dos mortos.(WIKIPÉDIA). É uma religião monoteísta com um deus Ahura, o deus supremo e transforma, de acordo com o autor, as divindades anteriores a três funções em seis arcanjos que vão recobrir as três funções dos deuses indo-europeus: 1)Vahu-Manah e Asha, 2)Xshatra e Saurva, 3)Harvatat e Aminatal.
Quanto aos povos itálicos, TERRA 1999, destaca em Roma, os deuses referente à tríade funcional. Primeiro a função soberania, Júpiter. A segunda função guerreira, Marte, e a terceira, função agrária, Quirino.
Em relação aos germanos, o mesmo autor destaca que na Escandinávia sob a função de soberania, temos o deus Odhin; na função de guerreiro, temos o deus Thor e na função de produção agrária, temos o deus Freyr. Nos germanos em geral há uma variedade de nomes divinos, segundo Terra 1999, distribuídos nas três funções: deuses Ases (Tyr, Odim, Thor) nas funções de soberania e guerra. Os deuses Vanes, as funções de produção agrária e de fecundação.
Portanto, a idéia de deus para os indo-europeus se expressava pela simbologia da divindade pelo cósmico-espacial ou seja, a abóboda celeste iluminada.
Para o cristianismo, islamismo e judaísmo existem apenas um único Deus, em sentido absoluto, “Único possuidor da divindade autêntica.” CAMPLIM, 2001.
http://allreligo.blogspot.com.br/2007/11/zarathustra-e-o-zoroastrismo.html
“Faravahar” símbolo da alma humana, símbolo do Zoroastrismo
Bibliografia:
- Disponível em http://allreligo.blogspot.com.br/2007/11/zarathustra-e-o-zoroastrismo.htm
- FAESP – Faculdade Evangélica de São Paulo – Apostila de Curso básico- Heresiologia. Osasco, 2013.
- CHAMPLIM, Phd. Russell Norman. O Antigo Testamento Interpretado. Versículo por Versículo. Volume 6 Editora Hagnos. São Paulo, 2001.
- TERRA, João Evangelista Martins. O Deus dos Indo-europeus. Edições Loyola – São Paulo, 1999.
- WIKIPÉDIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Zoroastro
II - RELIGIÃO NO EGITO
Com a unificação dos povos no vale do Rio Nilo e com o surgimento das dinastias dos faraós, temos variados deuses e cultos. A religião, portanto, dos egípcios eram politeístas. Os faraós personificavam deuses. Os sacerdotes pertenciam à classe culta e possuíam grande poder político. (FAESP, 2013).
Os deuses se assemelhavam com os homens. Tinham poderes específicos e agiam na vida das pessoas. Entre os deuses alguns possuíam o corpo humano e parte do animal sagrado, Ex. Anubis - era representado pela cabeça de um chacal e com o corpo de um homem.
Nos seus rituais faziam oferendas aos deuses para obter auxilio e também uma forma de agradar os deuses.
Os seus templos eram construídos em homenagem aos seus deuses. Cada cidade tinha o seu deus protetor. Nos templos somente os faraós e sacerdotes tinham acesso.
Os egípcios acreditavam na imortalidade da alma. O mito Osiris simbolizava esta crença. “Conta a lenda que Osiris, filho de Geb ( a Terra) e com a ajuda de sua mulher Isis ensinou aos homens a agricultura (principal atividade econômica do Egito Antigo). Seu irmãos Seth, tomado de ciúmes, afoga Osíris no ri Nilo e depois o esquarteja e espalha seus pedaços pelo Egito. Ìsis recolhe todos os pedaços, refaz-lhe o corpo e ressuscita tornando ele a viver no céu. Hórus seu filho mata Sth, vingando Osíris, e como prêmio recebe o trono do Egito. Esta lenda justifica a divindade dos Faraós, que são descendentes de Osíris e representa através do retorno de Osíris a vida, imortalidade da alma e a reencarnação”. (PORTAL SÃO FRANCISCO).
As pirâmides foram construídas para serem túmulos dos faraós. Acreditavam que ao guardar o corpo dos faraós ( mumificados) asseguravam a eles a vida eterna. Assim colocavam seus pertences nos túmulos para que tivessem conforto em outra vida.
deus sol Ra
deus Anubis – deus dos mortos – chacal
deus Osiris – deus da agricultura
Olho de Hórus
Isis – deusa da fecundidade.
Hator – deusa do amor e da alegria
Kharum – deus das fontes do Nilo (carneiro)
Sekmet – deusa da violência e das epidemias (leoa)
INTERIOR DE UMA PIRÂMIDE
PIRAMIDES
Piramide de Djoser
Tumba do faraó Ramsés IX
Estatueta do faraó Queops
Ápis – deus boi divinizado
BIBLIOGRAFIA
- FAESP – Faculdade Evangélica de São Paulo – Apostila de Curso básico- Heresiologia. Osasco, 2013.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/egito/religiao-no-egito.php
http://www.suapesquisa.com/egito/religiao_egito.htm
Olá Professora, aqui é a sua aluna Neide, estudo com você na Sede todo sábado a tarde! Gostaria que você colocasse um rascunho da prova que vai cair, perguntas e respostas, fiquei esse 1 período no hospital com meu filho e logo em seguida com meu esposo, não tive tempo de estudar, pois fiquei muito tempo com eles no hospital. Socorro professora Marilene, preciso da sua ajuda pois não quero tirar 0 na prova, coloque aqui mesmo nesse blog ;)! Beijos e Fique com Deus :-D
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