JETRO, UM EXEMPLO A SER SEGUIDO
I PARTE
Estava meditando na Palavra do Senhor, quando movida pelo seu Espírito, comecei a procurar referências para a palavra “caminho”. Deparei-me com este versículo no livro de Êxodo 18: 20, que diz: “ e declara-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer.” ( Bíblia de Estudo Pentecostal, Versão corrigida, 1995)
Na Bíblia, Nova Versão Internacional (2004), temos : “Oriente-os quanto aos decretos e leis, mostrando –lhes como devem viver e o que devem fazer.” Esta versão nos amplia melhor o pensamento de Jetro, porém, particularmente, prefiro neste momento ficar com as palavras da Versão corrigida. Ela melhor enfatiza, especificamente, a meditação que pelo Espírito de Deus compartilho com você neste momento.
Estamos vivendo em uma sociedade carente de padrões, referências pelas quais as novas gerações possam ter como modelos, parâmetros para suas próprias vidas, seus projetos, seus caminhos. Caminhos estes que deverão ser percorridos com coragem, determinação, vontade e perseverança. Para tanto quero apresentá-los a Jetro, sacerdote de Mídiã, sogro de Moisés. Que lições podemos aprender com este homem, por que tê-lo como referência.
Apresento, portanto, algumas lições, ou melhor, princípios para que homens sejam modelos a serem seguidos, referências em uma sociedade caótica.
O contexto deste texto apresenta a história de Israel no início de sua peregrinação em um deserto rumo à terra prometida. Caminho longo, penoso, solitário, porém, transformador.
Quantos pais, jovens, iniciando suas vidas, com sonhos, projetos, mas que se sentem perdidos por não ter alguém que lhes declare um norte, uma luz no fim do túnel, que os estimulem, incentivem a irem e que cumprem a sua missão.
Sim é possível terem estes homens em nossa sociedade. A Palavra de Deus nos apresenta estes homens, com fracassos e vitórias, homens comuns, mas que fizeram a diferença na história de sua nação, na vida da humanidade, porque foram homens que buscaram a face de Deus, o adoraram e reconheceram que Deus é o Senhor dos Senhores, Único e Verdadeiro Deus.
Temos em primeiro lugar, a referência a Jetro como um homem hospitaleiro, pai cuidador. No capítulo 2 de Êxodo, temos o relato sobre o encontro de Moisés com suas filhas junto ao poço na terra de Mídia.
1. PRIMEIRA LIÇÃO: PAIS CUIDEM DE SEUS FILHOS.
Suas filhas tinham tarefas a serem cumpridas, porém, quero ressaltar o perigo pelos quais elas passaram neste poço. Nosso Deus é maravilhoso, não deixou de relatar este episódio. O correto era que Jetro enviassem junto com suas filhas, guardadores, ah, seguranças. Mas a Bíblia não fala sobre este detalhe.
Pensamentos meus, se fosse hoje um pai com posses enviaria suas filhas em tarefas a serem executadas protegidas pelos seguranças. Mas, e os pais que não podem ter seguranças. Suas filhas estão expostas a toda sorte de perigo, não é mesmo?.
Mas também o que ocorre hoje, são filhos enclausurados em condomínios, guardados a sete chaves, porém, ainda assim correm perigos. Ou totalmente o inverso, filhos que podem fazer tudo, irem a todo lugar, pais omissos que não direcionam seus filhos, não lhes declaram o que devem fazer, não os orienta porque eles mesmo não sabem o que fazer. Gerações que vivem no imediatismo, no hedonismo sem fim, guiados por emoções selvagens, sem o controle, desenfreados a correrem caminhos sem volta, perdidos em subterfúgios químicos, digitais, cibernéticos, de adrenalina mil, perdidos no tempo e no espaço.
Porém, a Palavra de Deus, esta exposta para quem quiser aprender e apreender. Ela nos diz, “quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Que esta Palavra encontre lugar nos corações, pois em nós mesmos não podemos mudar este quadro. Somos falhos, perenes, mas em Cristo Jesus , podemos.
Jetro foi um exemplo de homem imperfeito, porém escolhido por Deus para ser seu sacerdote e com uma missão maravilhosa. Declarar a um grande líder o que ele deveria
fazer em um momento de grande crise.
Quantos genros podem contar com um sogro assim. Quantos líderes podem contar com homens que lhes orientem em momentos de grandes decisões, grandes missões.
A grande missão, em primeiro lugar, que vejo aqui, é a família. Todo líder na sociedade começa o seu projeto na família.
Deus criou a primeira instituição na história da humanidade, a família, como geradora de uma sociedade eficaz. Nela temos a dinâmica de processos estruturais de uma personalidade sadia ou não, com relacionamentos saudáveis ou não , duradouros ou não.
Ainda tenho esta frase comigo, “a família é a célula mater da sociedade”. Verdade incontestável, ainda que os pensadores desta época, queiram negá-la, destituíram-na, porque lhes doem, lhes incomodam. Não são referências para a sustentar.
Estudos na psicologia comprovam como é importante a família para o apoio aos filhos, os afetos nos relacionamentos, a formação do caráter.
No versículo 18 do capítulo 4, temos mais lições. Aprendamos com Jetro.
2. JETRO PROTEGEU A FAMÍLIA DE MOISÉS E O APOIOU COM A BENÇÃO DA PAZ.
Que segurança para Moisés. A relação deste sogro com este genro, foi uma relação de amadurecimento, encorajamento, de visão. Moisés pode partir atender o chamado de Deus porque contou com seu sogro que teve a visão da importância daquele momento para Moisés. A Bíblia nos relata que Jetro o abençoou com a benção da Paz. O profeta Isaías, em seu livro, cap 26.12, nos declara, “Senhor, tu nos darás a paz, porque
tu és o que fizeste em nós todas as nossas obras.” Jetro abençoou seu genro, porque ele era testemunha fiel de que sua vida, suas obras foram feitas por Deus. Jetro conhecia Deus.
Somente pode abençoar com a paz quem vive a Paz. Que o Senhor dê à nossa sociedade homens que abençoem seus filhos, genros, famílias com a benção da Paz duradoura a Paz que o Senhor Jesus nos dá, verdadeira Paz.
3. JETRO, REFERÊNCIA DE MOISÉS COMO SACERDOTE DE DEUS.
Moisés escreveu o Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia. Fico imaginando Moisés ao escrever sobre Jetro, neste capítulo. Deus inspirou os homens a escrever a sua Palavra, pelo seu Espírito. Mas sabemos que esta inspiração não foi como muitos tentam invalidar seu caráter divino, como Palavra de Deus. Deus inspirou estes homens a escreverem a sua palavra com seus sentimentos, suas personalidades. Não como robôs, apenas como meros espectadores, não, não creio assim. Estes homens escreveram com suas emoções, suas vidas, suas imperfeições, seus pensamentos, seus sonhos e desejos. E Deus os abençoou assim. Glória a Deus. Ah a multiforme sabedoria de Deus. Homens e mulheres simples, como eu e você, mas que escrevem sua história, percorrem seu caminho, guiados por Ele.
Jetro, Sacerdote de Deus, ofício dado por Deus. Em Números 16.9, vimos Deus é quem separava os homens para serem sacerdotes, “administrar o tabernáculo do Senhor e estar perante a congregação para ministrar-lhe.” Em I Pedro 2.9, está escrito que “somos o sacerdócio real de Deus.”
Que os nossos filhos possam reconhecer o sacerdócio de nossos pais, nossos maridos, nosso líderes e referenciá-los como sacerdotes de Deus. Esta é a primeira referência de Jetro para Moisés. Depois é que vem a segunda referência, seu sogro.
A PERGUNTA QUE DEIXO PARA NOSSA MEDITAÇÃO NA CONCLUSÃO DESTA I PARTE É:
COMO SOMOS CHAMADOS PELOS NOSSOS FILHOS, GENROS, LIDERADOS, AMIGOS, SOCIEDADE?
QUAL SERÁ A PRIMEIRA REFERÊNCIA QUE NOSSAS GERAÇÕES TERÃO AO LEMBRAREM DE NÓS, NA HISTÓRIA DE NOSSAS FAMÍLIAS, NOSSA COMUNIDADE, NOSSA SOCIEDADE?
QUE CAMINHO PERCORREMOS NA NOSSA HISTÓRIA ?
“Que o Senhor nos abençoe e nos ajude a sermos suas referências para esta geração.”
PENSE NISTO E VIVA MELHOR, VIVA COM DEUS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário