Quem sou eu

Minha foto
Casada, esposa, mãe, vovó, com a alegria do Senhor no coração, com a esperança renovada, com fracassos e sucessos, feliz, adoradora, simples serva do Senhor, do Deus Altíssimo, no nome do Senhor Jesus.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Uma nação para adorar a Deus

“Salva-nos, Senhor, nosso Deus. Congrega-nos dentre as nações para que louvemos o teu santo Nome e nos gloriemos no teu louvor.”   (Salmos 106.47)

 Este salmo nos traduz a realidade em que vivemos. Talvez você me pergunte, mas como se o escritor deste salmo viveu  tantos anos atrás.

Eu respondo. Em primeiro lugar quero lhe dizer que este salmo está inserido na Bíblia, que é a Palavra de Deus, infalível, imutável e permanece para sempre. Então é necessário crer nela e em Deus.
E este é o grande desafio que lhe faço neste dia, não delete e nem exclua. Leia até o fim. Você não tem nada a perder. Permita-me usar alguns minutos do seu dia e tenho a certeza que algo irá te tocar, será um consolo para a sua alma, uma alerta para a sua vida como tem sido para mim. Compartilho com você o que Deus tem falado comigo, porque o que escrevo é por inspiração de Deus pelo seu Santo Espírito.

Sabe, a incredulidade permeia o homem contemporâneo principalmente em relação a Deus e a sua Palavra. O que pergunto é  por que não ler a Bíblia, por que as pessoas não suportam nem mesmo ouvi-la. Sabe por quê?  Ela nos confronta, nos impacta, e não queremos ser incomodado na nossa arrogância, nossa independência, nossa consciência, nossa liberdade.
Eu te pergunto que liberdade é essa, se não queremos dar ouvido à Palavra de Deus?
Muitos debocham, ignoram, excluem, isso é liberdade? Não sabem ouvir, já querem debater,  refutar, ignorar.
Ao estudarmos Psicologia, sempre ouvimos de nossos professores, o mal da nossa sociedade e que NÃO SABEMOS MAIS OUVIR, por isso pagamos para as pessoas nos ouvir. Que bom assim temos emprego (Futura Psicóloga!), somos treinados para esse exercício e para ajudar.
Não pare de ler, continue comigo.
No evangelho de Marcos capítulo um e versículo quinze, João o profeta que anunciou a vinda do Messias prometido, Jesus, disse; “O tempo está chegado. O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!” (Bíblia NVI)
O verdadeiro arrependimento de alma é voltar-se.  João está dizendo voltem dos seus próprios caminhos e confiem em Deus através de Jesus Cristo, o Messias prometido. Ele vos anuncia as Boas Novas do reino de Deus. Confiem Nele. Hebreus 11.6 temos: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois,  quem dele se aproxima, é preciso crer que Ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”(NVI)
Você crê?
Continuemos.
O Salmo 106 é um hino de louvor a Deus, uma expressão de um verdadeiro adorador  seu.
Quando lemos Salmos, é necessário como Mears, 1991 diz  em seu livro Estudo Panorâmico da Bíblia  “apreender o espírito do autor”. Logo o autor deste louvor exalta Deus em sua benignidade e sua misericórdia. Segundo os teólogos evidencia os atributos morais de Deus. Qualidades inerentes à sua natureza. Deus é bom e tudo que fez, fez bem. A sua bondade é expressa a cada manhã sobre toda a terra. Todo o ser que tem fôlego louve ao Senhor. O seu sopro sustenta a todos.
Você já viu o amanhecer, o pôr do sol, a orquídea que exala o seu perfume, o olhar de uma criança, a chuva que cai.
 PARE!
Pare alguns segundos e observa ao seu lado.
Escute, ouve, permita viver estes segundos.
Quem sabe o trânsito, os emails, a agenda, o corre corre do dia, os males, as notícias, a dor não permite que você veja que os céus manifestam a glória de Deus. O bom dia que você ouve, compartilha a existência de Deus através do outro, tão próximo de ti.
Deus está tão próximo de nós, em cada olhar, em cada vida, em cada momento, em cada existência. Nós é que nos esquecemos Dele, de suas maravilhas que tem feito, de sua misericórdia que se renova a cada manhã, oportunidades de conhecê-lo, viver Nele, com Ele e para Ele em Cristo Jesus.
O apóstolo Paulo nos diz em 2 Coríntios 4.4 “o deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho, da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (NVI) O homem em sua rebelião  tornou-se senhor de si mesmo, e entregou-se ao deus deste século, Satanás. E ele veio para roubar, matar e destruir.
Porém, neste salmo, o autor nos traz a lembrança a benignidade e a misericórdia de Deus em ação para com o povo de Israel, descendentes de Abrão, Isaque e Jacó. Ele fala das maravilhas que Deus fez no Egito, e na saída deste povo do Egito e na caminhada deles pelo deserto.
E aqui quero convidar você para meditar em sua vida. Deus tem feito maravilhas em sua vida no Egito. Você esta vivo. Quantos momentos de dificuldades, angustias, perdas, que você já viveu, mas, você está vivo. Tem o trabalho, tem oportunidades, tem a sua existência, o seu fôlego de vida ainda não foi tirado. A Bíblia nos diz que Deus é quem dá o fôlego de vida.
Lembremo-nos de que vivemos no Egito, trabalhamos nele, porém, não somos dele. Para os cristãos o Egito é símbolo do mundo e todo o seu sistema. No entanto, não é possível vivermos isolados. Ser cristão entre quatro paredes não é o propósito de Deus. Devemos brilhar neste mundo como estrelas no universo (Filipenses 2:15, BNVI), e, para tanto, trazer sempre a lembrança as maravilhas que Deus tem feito por nós, vivê-las e expressá-las.
O segundo aspecto que quero abordar neste salmo é o perigo de criarmos ídolos. Nos desertos, corremos este perigo, assim como os israelitas levantaram o bezerro de ouro em Horebe com a riqueza pela qual foram abençoados no Egito. Riqueza dada por Deus de maneira miraculosa (Êxodo 12.35). Esqueceram de Deus (Salmos 106: 21). Perigo eminente nos dias atuais. Colocamos ídolos nos nossos pedestais. Adoramos nós mesmos, uma sociedade hedonista, adoradores de si mesmos. Nossos filhos entreguem à influência de ídolos que nos mesmos construímos. E ainda aplaudimos.
Os israelitas, conforme o salmista, descreve  que eles misturaram-se com as nações e imitaram as suas práticas. Como é atual este salmo e se aplica a nós. Tudo é normal.  Filhos, cujos pais não são referencias mais para eles. Seus pais não dão mais exemplos de verdadeiros adoradores de Deus. Pais que não oram mais com seus filhos. Não tem tempo para sentar à mesa, nas refeições com eles, porque não dá mais tempo.
Concordo, todos tem que trabalhar, é preciso. Mas o que fazem quando chegam em casa? Não tem tempo nem para agradecer o dia, juntos, cantarem um louvor, lerem uma frase de um versículo, (quinze minutos talvez),não é possível?.
Ter um tempo para Deus.
Ao invés de sentarem em frente uma televisão, computador, ter um dvd de louvor, um programa que possam ser edificados todos juntos, uma meditação com a família, pelo menos uma vez por semana. Não, deixam ser influenciados por programas que destroem os verdadeiros valores bíblicos, destroem os princípios que edificam uma família e constroem uma sociedade temente a Deus.
O salmista diz derramaram sangue inocente (38). Hoje, sangue de inocentes está sendo derramado. Pais matando filhos, mães abandonando filhos, crianças entregues à drogas, jovens viciados, famílias destruídas. E o que fazemos, nos enclausuramos. Fechamos os vidros, aumentamos as câmeras, colocamos alarmes, e ainda dizemos olhando do alto dos nossos pedestais, “o mundo está cada vez pior”.
Perdoa-nos, salva-nos, Senhor, nosso Deus. Congrega-nos dentre as nações para que louvemos o teu santo Nome e nos gloriemos no teu louvor.”   (Salmos 106.47)
Conclamo você, pelo Espírito de Deus, para voltarmos a Ele, nos arrependermos e nossa nação será levantada entre as nações para  louvor e glória do seu Nome. Vidas, famílias serão salvas.
“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.” ( 2 Crônicas 7.14  BNVI)
Ainda há tempo.
Que o Senhor Jesus te abençoe grandemente neste dia,
Deus seja louvado!

Bom dia.


Bibliografia BNVI - Bíblia Nova Versão Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário